Fundado a 23 de Setembro de 1919
O Clube de Futebol Os Belenenses já completou 92 anos de vida. É uma longa existência repleta de conquistas e tormentas, de glórias e de angústias, amassadas pelo esforço e pela paixão dos que, degrau após degrau, o foram construindo.
Aprendemos a ser tão grandes como os maiores mas, também, a sofrer como os humildes.
Ao olharmos para estes 92 anos temos uma história e um balanço geral de que podemos e devemos orgulhar-nos. Granjeámos no desporto Português (e projectando-nos ainda além-fronteiras) um espaço e uma identidade próprios e inconfundíveis, que nada nem ninguém poderiam substituir.
Condecorações
- Instituição de Utilidade Pública
Pelo decreto n.º 46 153 de 6 de Setembro de 1960.
“Considerando o notável esforço que o Ginásio Clube Português, o Lisboa Ginásio Clube, o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Futebol Os Belenenses têm feito pela valorização e expansão da cultura física e das práticas desportivas; considerando a vasta obra educativa que nesse campo têm levado a efeito e os relevantes serviços por essa forma prestados ao aperfeiçoamento das qualidades físicas e morais do povo português; considerando o contributo por aqueles clubes dado ao estreitamento das relações entre os povos mediante a realização de competições desportivas com clubes de outros países; considerando, finalmente, o apreciável nível técnico atingido por muitos dos seus praticantes e a colaboração prestada às representações portuguesas em competições internacionais; usando da faculdade conferida pelo n.º 3 do artigo 109º da Constituição, etc.
Artigo único. São reconhecidos como instituições de utilidade pública o Ginásio Clube, o Lisboa Ginásio Clube, o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Futebol Os Belenenses, atendendo aos seus relevantes serviços.”
- Comendador da Ordem Militar de Cristo
Atribuída a 5 de Outubro de 1933
“Artigo 4º – A Ordem Militar de Cristo será concedida por destacados serviços prestados ao País no exercício das funções de soberania ou na Administração Pública, em geral, e na magistratura e diplomacia, em particular, e que mereçam ser especialmente distinguidos.”
- Oficial da Ordem de Benemerência
Atribuída a 5 de Outubro de 1935
- Ordem de Benemerência da Cruz Vermelha
- Benemérito da Cruz de Malta
- Medalha de Mérito Desportivo
Atribuída a 23 de Setembro de 1956
Publicada no Diário do Governo 242 de 13 de Outubro de 56 ( pág. 7388 ) – II Série
- Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa
Fonte : Site Oficial